Manchas na pele podem se manifestar de diversas formas, tais como melasmas (marcas castanhas e irregulares), mancha senil (manchas marrons, arredondadas e de diversos tamanhos), sarda branca (mancha branca de um a cinco milímetros em forma de gota ou redonda), dermatite de contato (alergia de agente irritante), entre outras.
Se a intenção é se livrar delas, a dica é: quanto antes começar o tratamento para manchas na pele, maiores são as chances de sucesso. A prevenção também é importante, nunca esquecendo de passar protetor solar no mínimo SPF 15 (Sun Protection Factor).
Manchas de envelhecimento:
O envelhecimento cronológico deixa a pele mais vulnerável a pintas e manchas localizadas. O principal motivo é o fato de que com o passar dos anos, o organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, reduzindo a capacidade de defesa contra o Sol, de modo que a radiação cumulativa é guardada na memória da célula durante décadas.
Exemplos clássicos de manchas causadas pelo envelhecimento são as melanoses actínicas, sardas brancas nas pernas e antebraços, avermelhamento na lateral do pescoço e lesões pré-cancerosas.
Manchas causadas por lesões:
São exemplos a acne, as queimaduras e machucados. Picadas de insetos também podem deixar a pele manchada. A princípio as cores são roxas ou rosadas, podendo tornar-se castanhas, pois o organismo deposita melanina nos locais na inflamação, principalmente em pessoas morenas ou bronzeadas.
Manchas em áreas sensíveis:
Geralmente, são dermatites de contato causadas pelo uso do desodorante ou da depilação. Aparecem em áreas como as axilas e na parte interna das coxas.
Manchas causadas pela gravidez:
Durante a gravidez, podem aparecer manchas, pois as mulheres ficam mais suscetíveis devido à variação hormonal e à predisposição genética.
Manchas de melasmas:
São manchas castanhas que aparecem na região da face. Geralmente, surgem de uma combinação entre predisposição genética e exposição solar. O melasma pode estar relacionado, também, com o uso de anticoncepcionais ou com o período de gestação.
Manchas do Sol:
São manchas na pele de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente, aparecem a partir dos 40 anos, tendo como principal causa o fotoenvelhecimento da pele, causado pela luz do Sol.
Fonte: http://www.esteticas.com.br/manchasnapele.htm#